27 de março de 2009

ASPECGO visita dois núcleos na região sul do Estado

Nesta quarta-feira (25/3), o Presidente da ASPECGO, Carlos Kleber, e o Perito Criminal Nikolas Charalabopoulos visitaram os Núcleos Regionais de Morrinhos e Itumbiara.

Pela manhã, foram muito bem recebidos em Morrinhos pelos Peritos Criminais José Luiz Macedo e Ricardo Matos. Eles mostraram aos visitantes a estrutura física do núcleo – que necessita de uma reforma – e falaram das principais dificuldades enfrentadas, como a necessidade de mais peritos criminais e peritos médicos legistas; a falta de uma estrutura adequada para o IML (uma vez que os médicos legistas utilizam uma sala improvisada no cemitério local) e a questão do SVO, sendo comum a pressão dos políticos locais para o atendimento em casos de mortes naturais. Os anfitriões destacaram ainda o aumento significativo de ocorrências periciais na região, que ano após ano vem se tornando mais violenta.

Na parte da tarde, os viajantes seguiram para Itumbiara, onde foram recebidos por uma equipe muito especial, formada pelos peritos oficiais da cidade, com a presença de todos os peritos criminais e médicos legistas do núcleo:

Peritos Criminais

Médicos Legistas

Emivaldo Zanone

Alcides Cotta Pacheco Neto

José Aparecido Gerardi

André Luiz Costa Marinho

Petrônio Álvares da Silva

Thales José Solon de Melo

O encontro foi bastante proveitoso. O presidente da ASPECGO teve a oportunidade de conhecer os peritos oficiais da região, com suas histórias de lutas e conquistas. Os peritos falaram sobre suas condições de trabalho, destacando as principais dificuldades do núcleo – muito semelhantes às de Morrinhos – como a necessidade de aumentar o número de peritos criminais e peritos médicos legistas e de melhorar a estrutura física do núcleo. Há mais de 20 anos que o núcleo está provisoriamente instalado no prédio da cadeia pública da cidade, sendo que os exames cadavéricos são realizados em funerárias. A questão do SVO também preocupa, já tendo ocorrido casos de punição na corregedoria a médicos que não aceitaram fazer o exame

.

Durante o encontro, os anfitriões destacaram a importância do blog e dos e-mails diários enviados pela ASPECGO, afirmando que se trata de importantes ferramentas para conectar o interior à capital, proporcionando a divulgação das notícias de forma rápida, mantendo todos informados sobre tudo o que está acontecendo.

Motivados pelo médico legista André Marinho, recentemente filiado na ASPECGO, os médicos legistas Alcides Neto e Thales de Melo aceitaram o convite e preencheram a ficha de filiação, tornando-se os mais novos sócios da ASPECGO. Dr. Alcides e Dr. Thales, sejam muito bem-vindos, é de braços abertos e com muita alegria que os recebemos em nossa associação de peritos oficiais de Goiás. Juntamente com Catalão e Iporá, Itumbiara agora também conta com 100% dos peritos oficiais filiados na ASPECGO.

Ao final do encontro, os anfitriões levaram os visitantes para conhecer as obras da futura sede do núcleo de Itumbiara, iniciada no governo do Marconi e que há cinco anos está parada.

.

Durantes as visitas, o presidente da ASPECGO debateu idéias, ouviu críticas e sugestões e apresentou explicações detalhadas sobre o trabalho que a associação vem realizando. As visitas tiveram como objetivo levar a presença da associação para o interior, buscando uma maior aproximação entre os todos os peritos, sejam eles peritos criminais ou médicos legistas, lotado nos núcleos regionais ou na capital. Por onde passaram, os visitantes deixaram revistas da associação, livros, bonés, camisetas e calendários.

O presidente da ASPECGO agradece aos colegas pela calorosa recepção e reafirma o compromisso de lutar pelos interesses de todos os associados, estejam eles na capital ou no interior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde liberação de seu comentário.