1 de setembro de 2008

Chegou a hora de escolhermos nosso brasão. VOTE NO DE SUA PREFERÊNCIA.


UMA PEQUENA HISTÓRIA
Cerca de quatro meses atrás, a Superintendente da SPTC convocou uma reunião com os seus Gerentes e os Presidentes da ASPECGO e APPEGO. Nesta reunião a superintendente comentou sobre a importância de a SPTC ter o seu brasão, uma vez que nossas viaturas não estavam devidamente identificadas, além de não haver padronização da identidade visual da instituição.

Discutiu-se qual seria a melhor maneira de se criar um brasão. Surgiram várias sugestões, inclusive a de se fazer um concurso nacional para a criação do brasão. Os presidentes da ASPECGO e APPEGO ficaram responsáveis pela organização do concurso. Em uma segunda reunião marcada para discutir a questão, os presidentes da ASPECGO e APPEGO apresentaram um estudo mostrando a inviabilidade de se fazer um concurso, uma vez que seria necessário envolver um grande número de pessoas e de recursos, sem nenhuma garantia de que os resultados seriam satisfatórios.

Em visita ao Corpo de Bombeiros, cujo brasão foi recentemente criado, ficamos sabendo que o seu brasão fora feito por um designer contratado especialmente para esta finalidade e que, após várias sugestões apresentadas pelo designer, um brasão foi escolhido pelo comandante e apresentado ao Governo para ser oficializado.

Decidiu-se então adotar metodologia semelhante para a criação do brasão da SPTC. Após vários contatos e tentativas frustradas, nos foi apresentado pela Perita Criminal Marise, o designer José Carlos, que aceitou o desafio de criar o brasão da SPTC. Trabalhando com concepções que variavam do tradicional ao moderno e da mitologia antiga até simbologias atuais, o designer elaborou várias opções de brasões, que foram sendo aprimorados a partir de nossas sugestões.
Neste ínterim, o nosso colega Perito Criminal José Francisco também criou uma sugestão para o brasão da SPTC. Ao total foram criados 18 brasões, com variações de formas e de cores. Na última quinta-feira p.p., a superintendente da SPTC convocou novamente os gerentes e os presidentes da ASPECGO e APPEGO para avaliar os brasões criados na tentativa de escolher dentre eles um brasão para a SPTC.

A escolha foi difícil, uma vez havia muitos brasões interessantes que chamaram a atenção dos presentes. Após um longo processo de escolha, de debates e de votações, foram selecionados pelos presentes os dois melhores brasões. Decidiu-se por unanimidade que a escolha final deveria ser feita pelos servidores da SPTC.

AGORA A VOTAÇÃO
NA ENQUETE DE NOSSO BLOG ESCOLHA UMA DAS OPÇÕES E VOTE.

OPÇÃO I


OPÇÃO II

A votação se estenderá por uma semana, do dia primeiro ao dia sete de setembro. Ao final, o brasão vencedor será apresentado ao Secretário de Segurança Pública para a sua oficialização
Os dois brasões foram concebidos a partir do mapa do Estado de Goiás, o qual é iluminado por três estrelas que representam os três institutos da SPTC. A luz simboliza o conhecimento que dissipa a ignorância e que, neste caso, se refere ao trabalho científico da SPTC em prol da justiça. Nos dois brasões foram utilizadas as cores da bandeira do Estado de Goiás (azul, verde, amarelo e branco).Os brasões foram disponibilizados na versão colorida e preto e branco, para melhor visualização dos servidores no caso da impressão de documentos em preto e branco. Convidamos todos os servidores da SPTC a participem do processo de escolha de nosso brasão para que o brasão escolhido seja o mais bonito e aquele que mais agrada a maioria dos servidores.

5 comentários:

  1. Não entendi, e o Ricardo Moura tb não, qdo vc clica na opção 1 o brasão é a opçao 2 e vice-versa, é pra confundir??? eu escolhi o primeiro que tem um circulo, mas qdo se clica ele é a outra opção. Estou burra???Marise

    ResponderExcluir
  2. Opção 1.

    Roberson Guimarães
    Perito Médico Legista NRPTCA

    ResponderExcluir
  3. Marise, consertamos o erro que foi detectado.
    Lembre-se, agora é só votar lá no lado direito da pagina (enquete).

    ResponderExcluir
  4. Parabens o nosso brasão é uma tampa de garrafa...kkkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  5. Nesta função de representante de classe, a primeira lição que aprendi é respeitar a vontade da maioria. A decisão mais sábia sempre é aquela tomada pela maioria: "a voz do povo é a voz de Deus".

    Mesmo tendo sido voto vencido (eu votei na opção II), eu fiquei extremamente satisfeito com o resultado da votação e com o processo democrático que foi instalado.

    Nos meus oito anos de SPTC é a primeira vez que presencio essa participação ativa e democrática dos servidores nas decisões administrativas. Isto é um fato inédito e precisa ser comemorado.

    Ao final não importa se a vencedora foi a opção I ou II. O que importa foi a forma como esse processo de escolha aconteceu. No final, todos nós saímos ganhando com este amadurecimento instituicional.

    ResponderExcluir

Aguarde liberação de seu comentário.