30 de novembro de 2011

Rotam
João Furtado explica volta dos homens de preto
Malu Longo 30 de novembro de 2011 (quarta-feira)


Depois de anunciar pelo Twitter o retorno dos uniformes de cor preta para os policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), o secretário João Furtado explicou ontem, após a solenidade de posse de Adriana Accorsi, que o batalhão é imprescindível como tropa de recobrimento na política de segurança pública. "Em março deste ano, por decisão minha, os homens de preto saíram das ruas porque não estavam se conduzindo bem. Agora, o batalhão foi renovado, tem novos integrantes que fizeram curso de formação, aprenderam a trabalhar sob nova filosofia e novo comando. Eles fizeram por merecer a retomada de suas cores tradicionais".


Para João Furtado Neto, o uniforme preto da Rotam possui simbologia. "Dentro da corporação, o policial se sente mais seguro nas ruas porque sabe que a tropa de recobrimento é de elite e vai dar apoio nas operações mais difíceis. Acredito que a identificação de uma força de elite nas ruas ajuda na segurança pública."

Às críticas do deputado estadual Mauro Rubem, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, que levantou a possibilidade de retorno dos grupos de extermínio e abordagens truculentas, o titular da SSP disse não apoiar extermínio de pessoas nem a tolerância a isso. Desde agosto deste ano a Rotam passou a usar o uniforme cinza, da mesma cor do restante da PM, e teve as viaturas padronizadas às demais. A expectativa é que os homens de preto da Rotam voltem às ruas dentro de 15 dias.

Fonte : Jornal Opopular Ed. 30.11.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde liberação de seu comentário.