5 de julho de 2010

HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

Estado homologa nove concursos
Medida, tomada ontem, abre possibilidade para convocação de aprovados ainda este ano. são pelo menos 8 mil vagas
Nove concursos realizados esse ano pelo governo estadual foram homologados de uma vez na manhã de ontem, último dia permitido para que a convocação dos aprovados pudesse ocorrer ainda em 2010. Entre os concursos homologados (veja quadro) estão alguns que atraíram milhares de concorrentes, como o da Saúde, com mais de 120 mil inscritos.

Dos 13,8 mil cargos anunciados, 12,8 mil serão preenchidos - sobraram vagas na Educação. Mas, do total oferecido, apenas 8 mil são vagas confirmadas enquanto 5,8 mil são para cadastro de reserva, portanto, sem compromisso expresso de haver convocação dos aprovados.
Todos esses concursos - além do realizado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), já homologado - foram realizados este ano através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e só aguardavam a conclusão do processo. A homologação foi assinada pelo titular da Sectec, Marcelo van der Broocke.
Com a medida, ele viabilizou o início da convocação a qualquer dia do ano em vigor, podendo acontecer em até dois anos. Sem a homologação, a convocação não seria possível porque a legislação impediria por causa das eleições de outubro.
Contudo, as datas para começar as chamadas ainda não estão definidas. Segundo divulgou a Sectec ontem, a partir de agora, cada órgão irá definir o cronograma de convocação dos aprovados juntamente com a Secretaria da Fazenda. "Os candidatos aprovados deverão se informar nos respectivos órgãos sobre a nova etapa", orienta.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Goiás se destacou nacionalmente pelo número de concursos realizados desde 2008, quando iniciou o processo com o concurso da Polícia Civil, oferecendo vagas para delegado, escrivão e agente de polícia. "Goiás entra para a história por ser o único Estado que conseguiu realizar em menos de um ano 18 concursos públicos", cita o secretário. Ele avalia que a realização dos concursos capacitará melhor o Estado, beneficiando a gestão pública com maior profissionalismo.
A coordenadora de Educação Corporativa da Sectec, Rosa Donzelli, em entrevista à TV Anhanguera, ontem, estimou que deverão convocar primeiro os aprovados os órgãos ligados à segurança pública que realizaram concursos, citanto a Polícia Técnico-Científica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Os demais, reforçou ela, terão dois anos para serem chamados.
Alguns dos concursos realizados tiveram os resultados divulgados há poucos dias. O último foi o da Agência Goiana de Comunicação (Agecom). Antes da realização dos concursos houve polêmica e questionamentos por parte do Ministério Público (MP) estadual e especialmente do Tribunal de Contas do Estado. Um dos principais questionamentos era a alegação de urgência para dispensar licitação visando contratar os realizadores dos concursos, oferecendo apenas cadastros de reserva.
Homologados
Nove concursos foram oficializados ontem
► Polícia Militar

► Corpo de Bombeiros

Polícia
 Técnico-Científica

► UEG

► Secretaria de Meio

► Ambiente e Recursos

► Hídricos

► Secretaria da Cidadania

► Secretaria da Saúde

► Secretaria da Educação

► Agência de Comunicação (Agecom)

Fonte: Jornal O Popular - 03 de julho de 2010

Um comentário:

  1. E os subjudice que garantiram a liminar mas ainda não fizeram o curso de formação? Como ficam a situação desses doutores que tanto almejam contribuir com a sociedade goiana?

    ResponderExcluir

Aguarde liberação de seu comentário.