8 de junho de 2009

Perito Criminal Antenor Pinheiro assume o CETRAN.

Parabéns ao nosso colega Perito Criminal Antenor Pinheiro que assume o CETRAN de Goiás.Peritos Carlos Kleber, Antenor Pinheiro e Pedrosa

Leia a entrevista veiculada na IMPRENSA

1.
Qual é a situação atual do sistema de trânsito no estado de Goiás e seus principais problemas?
ANTENOR: O Estado de Goiás coleciona algo próximo de 80 mil acidentes/ano, mais da metade com vítimas, resultando em 1.600 mortos/ano. Ou seja, 4,5 mortos por dia, aproximadamente.

Na Capital, os números assustam, arranhando a casa dos 350 mortos/ano, aproximadamente uma morte/dia. Considerando que no Brasil são 100 mortos/dia, então Goiás representa 4,5% deste total - número altíssimo se considerarmos a nossa densidade populacional.

Diante desse grave quadro torna-se imperioso formular e executar políticas públicas que permitam integrar os órgãos de trânsito e transportes das cidades.

Qualificar os serviços; normatizar e padronizar procedimentos; implementar uma Política Estadual de Mobilidade Urbana; colocar em prática os preceitos ainda pendentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - esta pauta ainda não foi contemplada.

Goiás possui 256 municípios, e somente 24 deles têm seus serviços de trânsito municipalizados, como exige o CTB. Ampliar a municipalização dos serviços, integrá-los de forma coordenada e focar a violência no trânsito como o mais urgente desafio talvez seja a resposta que o Poder Público deve ao cidadão de Goiás.

2. Qual é o papel do Conselho de Trânsito? Como será a sua gestão à frente do mesmo?
ANTENOR:O CETRAN é o órgao máximo normativo e consultivo estadual integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Em termos de estrutura organizacional, o CETRAN está vinculado à Secretaria da Segurança Pública, ligado diretamente ao gabinete do Secretário, funcionando em sede própria, com independência funcional. Possui representação colegiada envolvendo entidades patronais e de trabalhadores relacionadas ao tema trânsito, além dos organismos públicos mais representativos das maiores cidades do Estado.

Tem a complexa função de coordenar as políticas públicas de trânsito no Estado, além de prestar serviços diretos à população, como julgar em última instância administrativa os recursos interpostos contra as decisões das JARIS (multas, suspensão e cassação de CNHs) e dos órgãos e entidades estaduais, nos casos de inaptidão permanente, constatadas nos exames de aptidão física, mental ou psicológica. Abrange dezenas de outras atribuições igualmente importantes,mas por problemas estruturais, ainda não as cumpre na totalidade.

A nossa gestão buscará os apoios necessários para dar mais visibilidade ao órgão, popularizá-lo junto aos sindicatos, igrejas, unidades de ensino, imprensa, enfim, ampliar o seu espectro de serviços para que funcione como mais uma ferramenta em favor da promoção da paz no trânsito. Este é o compromisso para o qual fomos honrosamente chamados a cumprir pelo governador e secretário da segurança pública.

3. O Conselho goza de autonomia para fiscalizar e propor alterações na políticas públicas do setor, vez que a indicação é do governador? É possíver trabalhar assim ou esta não é uma contradição?
ANTENOR:A legislação federal estabelece diretizes e regula as atividades do órgão, inclusive os critérios de sua composição, e neste aspecto a autonomia de gestão está absolutamente garantida. Na lei e no regimento.

Nossos parceiros institucionais possuem cadeiras no colegiado que haverá de propor e executar políticas mais ousadas para o setor.

Nessa perspectiva vamos propor um plano de ação, objetivos e metas que certamente contarão com o apoio político necessário. O cargo posui natureza técnica e está inserido na pasta onde atuamos como servidor de carreira há 31 anos.

O nosso currículo e o reconhecido compromisso que temos com o interesse público certamente motivaram o governador e o secretário a nos confiar tarefa tão importante, demonstrando dessa forma desprendimento e vontade política em avançar também nessa área da segurança.

4. Como o mandato popular do deputado federal Pedro Wilson pode contribuir com o Conselho? O conselho buscará parceria com a bancada federal de Goiás?
ANTENOR:Honrosamente já trabalhamos com o professor Pedro Wilson. É um político respeitado que conhece profundamente o nosso estilo de trabalho. Sabe da nossa dedicação e retidão no trato da coisa pública.

Tem compromisso com projetos e políticas que cultuam a paz, e certamente irá nos ajudar com sua respeitada interlocução em Brasília. Mas queremos também o apoio e compreensão dos demais parlamentares goianos.

Assim como vários prefeitos que procuraremos envolver em nossas ações, os parlamentares igualmente conhecem o nosso trabalho e por isso nos ajudarão a captar os recursos e contatos necessários para a implementação de nossos objetivos comuns em favor de Goiás. Pretendemos demonstrar a todos eles os nossos projetos e intenções. Com certeza não faltarão apoios.

Um comentário:

  1. Parabéns colega Antenor

    Acredito que o Perito Criminal Antenor, ao assumir o Conselho Estadual de Trânsito, contribuirá, mais uma vez, com sua reconhecida competência, para o desenvolvimento de políticas públicas capazes de promover a paz no trânsito, minimizando a ccorrência de acidentes e de mortes, cujos números estatísitcos realmente são assuatadores e crescentes em Goiás.
    Parabéns ao Governador Alcides e ao Secretário Ernesto Roller pela feliz escolha e sucesso ao companheiro Antenor neste novo desafio.
    Pedrosa

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