14 de setembro de 2008

Texto produzido pelo Deputado Estadual Daniel Goulart "A Responsabilidade dos PERITOS" e publicado no DM.

O trabalho dos peritos muitas vezes é a chave para desvendar crimes de toda natureza. Recolhendo provas e vestígios, esses profissionais analisam de forma crítica e científica os locais onde eles ocorreram. É um ofício que requer disciplina, responsabilidade, imparcialidade, capacidade de concentração, perspicácia e raciocínio rápido. Os dados captados pelos peritos são a base para a conclusão correta de um inquérito policial, uma denúncia do Ministério Público ou um processo penal. Mesmo quando se tem um réu confesso, as provas não perdem a sua importância.

Porém, a sociedade ainda sabe muito pouco sobre o trabalho deste profissional e não tem a dimensão do quanto ele é essencial para que os crimes sejam solucionados. É só quando acontecem casos de repercussão nacional, como a morte da menina Isabella Nardoni, que este ofício passa a ser conhecido e comentado. Um trabalho que, aliás, não acaba no local do crime. Após a localização das provas, os peritos criminais estudam o corpo do objeto, realizam exames laboratoriais, analisam todas as informações captadas e reconstituem a cena do crime. Trilhando este caminho, eles têm em mãos a possibilidade de saber quem são os autores, as armas utilizadas e o modo como foi realizado. Essas operações podem ser isoladas ou feitas juntamente com outros departamentos da Justiça.

Para ser um perito criminal é preciso ter curso superior, não importa a área, e ser aprovado em concurso público. Além disso, o postulante ao cargo deve ter interesse em desvendar mistérios e muito sangue frio. O seu local de trabalho nem sempre é agradável. Cenas fortes de crimes que chocam a sociedade precisam ser encaradas com profissionalismo. Para garantir a eficácia da perícia, é fundamental chegar rápido, para que as provas e evidências não se percam ou sejam manuseadas por outras pessoas.

Esta semana recebi em meu gabinete a visita do presidente da Associação dos Peritos em Criminalística de Goiás, Carlos Kleber da Silva Garcia, acompanhado de outro membro da entidade, o perito Nikolas Charalabopoulos. Durante a conversa, eles enumeraram preocupações pontuais à categoria. Apesar da atual gestão do governo de Goiás ter investido neste setor, principalmente em equipamentos, ainda é preciso valorizar o servidor e aumentar o efetivo. A atual estrutura é insuficiente para atender o volume de trabalho.

Eles também trouxeram um convite para três eventos simultâneos que a associação está organizando: VI Seminário Nacional de Balística Forense, V Seminário Brasileiro de Crimes contra a Vida e III Seminário Brasileiro de Perícias de Revelação de Impressões Papilares. A abertura aconteceu ontem, com o prestígio de diversas autoridades. Até sexta-feira, peritos brasileiros e do exterior estarão reunidos no Hotel San Marino para falar sobre novas tecnologias que auxiliam no trabalho e também trocar experiências.

É importante que ocorram eventos dessa natureza para que a categoria se fortaleça e se aprimore em Goiás. Em breve, a Assembléia Legislativa receberá matérias que tratam da gratificação de ensino e do aumento de efetivo para trabalhar na área. Acredito na sensibilidade dos colegas deputados para que, de fato, possamos colaborar com este trabalho tão essencial para a Justiça.

Daniel Goulart
é deputado estadual e vice-presidente do PSDB goiano,
site: www.danielgoulart.com,
email: danielgoulart@assembleia.go.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde liberação de seu comentário.