22 de agosto de 2008

Por que me filiar à ASPECGO?

Mensagem aos Peritos Criminais e Médicos Legistas que ainda não são sócios da ASPECGO

Caros Companheiros,

Algumas vezes, quando convido algum colega para se filiar na nossa associação, sou surpreendido com a seguinte pergunta:

“Quais vantagens ou benefícios que eu terei se me associar?”

Nos últimos meses, tenho refletido bastante sobre esta pergunta para tentar encontrar a melhor resposta a este questionamento.

Meu primeiro pensamento é o de que o colega talvez esteja se referindo a alguma área de lazer, como um clube, por exemplo.


Neste sentido a ASPEC/GO tem um campo de futebol e um “galpão” para churrascos ou eventos ao ar livre. Talvez a gente até ganhe uma área da prefeitura para construir uma sede recreativa. Mas seriam estes os benefícios mais importantes que a associação teria para oferecer?


Talvez o colega possa estar se referindo aos convênios médicos/comerciais ou à ajuda financeira mútua – por meio de empréstimos a juros subsidiados – como existem em outras associações ou sindicatos. Tais benefícios já foram oferecidos pela ASPEC-GO em épocas passadas, mas aos poucos foram sendo desativados, talvez porque geravam muito trabalho para a diretoria – que não possui o perfil adequado para exercer estas atividades – ou talvez porque não traziam assim grandes vantagens e não eram amplamente utilizados pelos associados. Mas seriam estes os bons motivos para se filiar?


Talvez o colega possa ainda estar pensando em algum benefício financeiro como um prêmio de aposentadoria ou auxílio pecúlio.


A prática, porém, tem demonstrado que as associações, de um modo geral, não têm vocação de instituição financeira: elas não conseguem gerir adequadamente as contribuições dos sócios de modo a pagar as despesas correntes e, ao mesmo tempo, ainda guardar recursos para quitar tais benefícios financeiros. Os rateios ou chamadas extras quando utilizados para este fim não são bem recebidos pelos associados, de forma que a tendência é que estes benefícios sejam extintos ou tenham seus valores reduzidos. Mas seriam estes os melhores motivos para se filiar em uma associação de classe?


Há colegas que valorizam a convivência em sociedade. As festas de fim de ano e outros eventos promovidos pela associação.


Há projetos para melhorar a receptividade do associado em nossa sede. Além do jornal e do café, estamos nos organizando para oferecer também um bolo, um suco e um local para estudo, com ar condicionado e internet. Seriam estes bons motivos?


Mas qual seria a principal função de uma associação classista?

Todos esses benefícios citados anteriormente são importantes e não devem ser desprezados. Porém, eles se tornam secundários quando refletimos sobre a função essencial de uma associação de classe: cuidar dos interesses coletivos da categoria. Por interesses coletivos, entendemos o salário, as condições de trabalho, o respeito e a valorização do servidor e da carreira funcional etc.


Assim como nas empresas, os nossos dirigentes representam os patrões, que no nosso caso é o governo, e não os empregados (servidores). Os sindicatos e associações servem para contrabalancear este jogo de forças políticas. A associação é a representante legítima dos servidores e defende os seus interesses. É a associação que discute salário, concurso, promoção, plano de cargos, condições de trabalho, carga horária, insalubridade etc, enfim, tudo o que diz respeito ao bom desempenho do trabalho pelo servidor. A luta ficaria desigual se um servidor fosse protestar isoladamente contra qualquer atitude do governo.


Por isso ele se agrupa em associações, porque juntos, unidos, somos fortes. Estes são os melhores benefícios que uma associação classista tem a oferecer.


Alguns colegas não filiados até admitem que a associação é importante, mas reclamam do valor da mensalidade, dizendo que a mensalidade é cara. Vocês sabiam que o valor da mensalidade nunca esteve tão baixo? A mensalidade já está congelada há mais de três anos e quando foi estabelecida correspondia a cerca de 2% do salário da classe inicial, o que seria hoje algo em torno de R$ 104,00. Já me disseram que estaria na época da mensalidade ser reajustada, mas fizemos a opção de reduzir os custos e de atrair mais sócios ao invés de aumentar a mensalidade. O valor da mensalidade hoje corresponde ao mínimo necessário para manter as despesas básicas da sede (telefone, energia, internet, secretária, manutenção etc) e despesas estratégicas como eventos, viagens, assessoria jurídica, divulgação etc. Seria o valor da mensalidade hoje muito alto considerando todos os benefícios que podem ser alcançados pela associação?


Alguns alegam que o salário é baixo, que estão apertados, que estão atravessando uma fase difícil e que não “sobra” dinheiro para pagar a mensalidade. Ora, se você acha que o salário está baixo, então esta é mais uma grande razão para você se filiar e ajudar a associação na luta em prol de um salário mais digno. Afinal de contas, quem você acha que vai lutar por um salário maior a não ser a associação? Por acaso o Governo vai dar um aumento de salário sem que a categoria se mobilize? Claro que não! Então nós devemos fortalecer a nossa associação com a nossa filiação e, desta forma, propiciar os meios para que a associação possa melhor nos representar e lutar por nossos direitos! Não deixem de se filiar porque o salário está baixo, nesta situação é que mais vamos precisar da nossa associação!


Outros reclamam que o valor da mensalidade pesa no orçamento e que poderiam utilizar este dinheiro para outras coisas. Mas vamos pensar por um momento... Todos nós ganhamos o mesmo salário e a mensalidade tem o mesmo peso para todos. Então não seria justo alguns pagarem a mensalidade e outros não, não é verdade? Pois os benefícios da associação são para todos!


Ora, se os benefícios são para todos, nada mais justo que todos arquem com as despesas, como um condomínio, até por uma questão de solidariedade.

A contribuição associativa deve ser encarada como um imposto, uma taxa compulsória da qual não podemos fugir, e não como algo que eu possa usufruir como parte do meu salário. Da mesma forma que não contamos com o dinheiro descontado do salário para outros impostos também não podemos contar com o valor da contribuição mensal da associação. Ela já deve ser automaticamente descontada do salário da mesma forma que os impostos. Não podemos contar com este recurso em nosso orçamento. É como se ele não existisse no salário. Este é o ônus que temos que pagar para manter e conquistar mais benefícios para a categoria. Este é o nosso investimento no futuro do nosso cargo, na continuidade das nossas funções, na melhoria das condições de trabalho, na manutenção do poder aquisitivo do nosso salário, na manutenção de nossas prerrogativas etc. Essa vigilância deve ser contínua e perene por parte da associação. Não pode cessar nunca. E nós devemos pagar por isso. É como se fosse nosso imposto sindical. A responsabilidade de manter uma associação é de todos. Não podemos deixar o ônus de manter uma associação somente nas costas de alguns, sendo que os benefícios são para toda a categoria. Não é justo!


Todos nós ganhamos o mesmo salário e a mensalidade pesa no bolso igualmente da mesma forma para todos nós. Não podemos deixar que somente alguns colegas arquem com as despesas de uma associação que utiliza seus recursos em defesa de toda a categoria. No fundo, a nossa maior motivação para filiarmos é o sentimento de solidariedade é o verdadeiro “um por todos e todos por um”.

Há pessoas que dizem: “eu era filiado, mas pedi desfiliação porque não concordava com algumas coisas que aconteciam na associação”. Outros alegam que não se filiam porque não gosta da posição do presidente ou da diretoria. Ora, a desfiliação não deve ser utilizada como forma de protesto ou de pressão política. A hipótese da desfiliação não deve ser jamais considerada, pois não ganharemos nenhum benefício enfraquecendo a associação, mas pelo contrário, toda a categoria sairá prejudicada!


Quando eu peço desfiliação, eu estou prejudicando toda a categoria!

Se existir qualquer descontentamento com relação às ações tomadas pela diretoria, então esse é mais um motivo para se associar! O associado deve levar suas manifestações para as assembléias e apresentar suas idéias. É assim que a coisa funciona.


.Não existe nenhuma categoria de trabalhador do mundo que tenha boas condições de trabalho sem ter um bom sindicato ou associação atuante. E cada um deve contribuir com suas idéias para que a associação funcione e fique cada vez mais forte! Esse é o melhor caminho!

A filiação deve ser considerada um ato natural e automático para todos de nossa categoria e a mensalidade deve ser considerada como um imposto do qual não podemos escapar, um ônus para quem tem os benefícios do cargo.


Nós temos que dar o exemplo de união da classe para os novos peritos criminais e médicos legistas que vão chegar no próximo concurso. Nós temos que dar o exemplo de compromisso com a associação e com o futuro da categoria. A ASPECGO tem uma longa história de lutas e de conquistas, mas este processo de luta por melhoria é contínuo e não pode parar jamais, sempre haverá algo novo para conquistar.


Só este ano já lutamos pela inauguração do novo prédio do Instituto de Criminalística, pela criação dos cargos de Gerente dos Núcleos Regionais de Polícia Técnico-Científica, pela autorização de concurso para a SPTC, pela reabertura do prazo para adesão ao subsídio, pela assinatura das aposentadorias especiais etc.


Neste momento estamos lutando pelo aumento do quantitativo, pela aprovação da lei da gratificação de ensino, pela assinatura das carteiras funcionais, pela criação de um brasão da SPTC, pelo abono de permanência, pela regularização da carga horária do interior, pela promoção, pela definição correta das atribuições das categorias, pelo retorno da equiparação salarial etc.


Junte-se a nós nesta luta, traga sua contribuição com idéias, sugestões, críticas e ações.

Eu convido todos os peritos criminais e médicos legistas que ainda não sócios para se filiarem na nossa gloriosa Associação dos Peritos em Criminalística de Goiás - ASPECGO. E aqui quem está convidando não é somente a pessoa do presidente da associação, mas todos aqueles 140 sócios que ele representa, porque o nosso desejo é que todos os colegas sejam filiados! Os sócios gostariam de ver todos os colegas filiados na associação!!!!


Assim gostaria que cada um dos senhores e senhoras refletisse sobre esta questão e aceitassem o convite para se filiarem. A ficha de filiação segue em anexo a esta mensagem. Basta preenche-la e manda-la por fax ou traze-la pessoalmente até a sede da ASPECGO. Estaremos lhes aguardando aqui na associação ou se preferirem, podemos levar a ficha de inscrição até vocês. Para nós será uma grande honra recebê-los.

Um abraço a todos,

Carlos Kleber

Presidente ASPECGO

32713647 / 96318682

2 comentários:

  1. Eu estava quase me filiando quando recebi uma mensagem em que um médico legista ou um perito(não me recordo) dizia que no estatuto da Aspec dizia que ela seria uma entidade dos peritos criminais e que todas as outras categorias, ai incluidos os médicos legistas seriam táo somente membros colaboradores. Presidente vamos mudar este estatuto e equiparar as nossas categorias de peritos e legistas como uma só e ai sim terei um grande prazer em filiar-me e lutar pelos interesses de nossa categoria de PERITO OFICIAL DO ESTADO DE GOIÁS. Um grande abraço a todos os colegas peritos ou legistas. André Marinho-legista em Itumbiara Goiás

    ResponderExcluir
  2. Caro Colega e Médico Legista André Luiz Costa Marinho,

    A informação divulgada no e-mail que você mencionou foi apenas a expressão da opinião pessoal de quem o escreveu e não significa que seja absolutamente verdade.

    O estatuto da ASPEC/GO não faz qualquer distinção entre Peritos Criminais e Médicos Legistas. Todos são considerados peritos oficiais com os mesmos direitos e deveres.

    Mas isso não quer dizer que nosso estatuto seja engessado. Nós podemos mudar qualquer item do estatuto para melhorar ainda mais as atividades de nossa associação.

    Você pode conseguir uma cópia do estatuto na sede da ASPEC/GO ou no nosso site: www.aspecgo.com.br

    Junte-se a nós, venha nos ajudar a fazer uma polícia científica cada vez melhor. Estaremos aguardando a sua visita ou se preferir podemos marcar uma data para irmos te visitar em Itumbiara.

    Um grande abraço,

    Carlos Kleber
    Presidente ASPEC/GO

    ResponderExcluir

Aguarde liberação de seu comentário.