30 de setembro de 2010

PERITOS CRIMINAIS GOIANOS PARTICIPAM EM BRASÍLIA DE UMA OFICINA DE LOCAL DE CRIME: MJ destinará R$ 75 milhões em equipamentos de perícia para os estados

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, apresentou nesta quarta-feira (29), em Brasília, os equipamentos de perícia que o governo irá fornecer aos estados, ao Distrito Federal e à Polícia Federal. Um dos principais itens adquiridos para os estados são maletas de perícia de local do crime, com equipamentos para localização de vestígios e para registro, medição e colheita de evidências materiais. Nossa secretária de Segurança Pública, Renata Chein, participou do evento e cumprimentou nossos peritos criminais presentes ao evento.

Goiás recebeu 15 maletas que são compostas por itens como reagentes de sangue e drogas, máquinas fotográficas, trenas eletrônicas, GPS, netbooks, lupas, material para coleta de impressões digitais e materiais para isolamento de área. Com as maletas, o perito pode detectar e coletar vestígios como fios de cabelo, sangue, esperma, saliva ou impressões digitais. No total, serão entregues 1.100 maletas de perícia.

O ministro da Justiça destacou a importância do investimento. “Nada melhor do que uma perícia bem preparada para a solução de crimes. A capacitação de policiais e o investimento tecnológico são fundamentais”, disse. Segundo Barreto, investigações que hoje são vistas em seriados policiais de TV e filmes de ficção científica também podem ser realizadas na vida real.

Além dos kits de perícia, serão entregues aos estados 57 luzes forenses multi-espectrais capazes de fazer a “varredura” de locais de crimes em busca de vestígios como manchas de sangue, pêlos, unhas, fibras e impressões digitais.

Estão sendo comprados 35 microcomparadores balísticos (usados para exames em projéteis disparados e eventual associação com armas de fogo), 18 scanners radiográficos (usados por médicos-legistas para laudos periciais mais ilustrativos, precisos e confiáveis em corpos), 31 cromatógrafos gasosos (que permitem o exame acurado de substâncias tóxicas e entorpecentes) e 150 câmaras frigoríficas para cadáveres (capazes de conservar corpos ou partes necessárias para exames periciais).

No total, serão investidos R$ 75 milhões na compra destes equipamentos. Ao longo de 2010, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça vem investindo na modernização da perícia forense, que inclui a aquisição de equipamentos para os estados e cursos de capacitação.

Após a apresentação dos equipamentos, foi realizada uma oficina de perícia forense e local de crime, voltada para profissionais da área. A capacitação segue até a próxima sexta-feira (1°).

FONTE: adaptado do SITE DO MJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde liberação de seu comentário.