7 de novembro de 2008

ASPECGO convida MÉDICOS LEGISTAS para um WORKSHOP dia 19 de novembro


Convidamos todos os MÉDICOS LEGISTAS para assistirem à palestra “Correlação entre Pesquisa de Espermatozóides e Análise Qualitativa do PSA como ferramenta na prática forense” que será proferida pelo nosso colega Perito Criminal Ian Marques Cândido, farmacêutico-bioquímico, com especialização em Genética Forense e Citopatologia. A palestra é especialmente dirigida aos médicos legistas que conhecerão as últimas novidades sobre as técnicas usadas em nosso laboratório de DNA do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues.

Palestra: “Correlação entre Pesquisa de Espermatozóides e Análise Qualitativa do PSA”

Data e Horário: 19 de novembro, às 18h30min.

Local: Sede da ASPECGO – Av. Atílio Correia Lima, Cidade Jardim, ao lado do IC.

“O número de exames forenses relacionados a vítimas de casos de estupro está aumentando constantemente.

A identificação do sêmen é de extrema importância na investigação destes casos e outros crimes sexuais. O procedimento mais comum, utilizado para identificação de sêmen, é detecção citológica do espermatozóide.

O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma glicoproteína produzida pelo tecido da próstata e secretada no plasma seminal. O PSA é utilizado como um biomarcador de câncer e como marcador forense na detecção da presença de fluído seminal.

Neste estudo foram avaliadas duzentos e sessenta e três amostras de suabs e outras peças através de testes de PSA em membranas imunocromatográficas. Os resultados indicam que este método pode ser utilizado para identificar a presença de sêmen em amostras forenses e apresenta nível de concordância maior que 85% com a pesquisa citológica de espermatozóide”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde liberação de seu comentário.